A alma de aço para calçados foi criada e patenteada por Salvatore Ferragamo em 1920. Anteriormente, estas peças eram feitas em madeira e como não tinham a resistência do aço, elas eram maiores e deixavam os calçados muito mais pesados e, portanto, mais desconfortáveis. Após sua criação os calçados passaram a acomodar melhor a curvatura das plantas dos pés conforme a altura dos saltos, permitindo uma ampla proliferação dos saltos.
As almas de aço são peças estruturais fundamentais em calçados de saltos, sejam eles baixos, médios ou altos, além das muitas das plataformas. Almas de aços são filetes de aço, como o próprio nome já diz, que fixadas junto à palmilha de montagem através de Ilhoses tem a finalidade de dar sustentação ao arco do pé, e o equilíbrio necessário ao usuário deste calçados. Ela estende-se da planta do pé ao calcanhar, sendo fixada no salto por parafusos ou pregos.
A alma de aço geralmente fica envolta de uma resistente celulose chamada de plantex, ficando entre a palmilha de montagem e o reforço da palmilha. Há casos que a alma de aço é envolta não em celulose, mas sim em PVC (ou similar), podendo este ser injetado sobre a alma de aço ou montado sobre ela, como à exemplo da tradicional palmilha de celulose.
Estas almas de aço variam geralmente entre 0,8 mm a 1,5 mm de espessura, à medida que os saltos ou plataformas ganham altura, as almas de aço ganham espessura e comprimento. Já no quesito largura, as variações podem ser ainda maiores, entre 0,5 cm e 2 cm, lógico que dentro de uma normalidade, quanto mais larga e grossa, maior vai ser a estabilidade e equilíbrio, porém isso influenciará diretamente no peso do calçado, o que pode acabar tornando-o desconfortável.
Os ilhoses para alma de aço estão entre os inúmeros produtos fabricados pela Baxmann. Referência na indústria calçadista, são componentes metálicos desenvolvidos para fixação. A fabricante de ilhós, Baxmann, destaca-se por sua tradição de buscar constantemente a satisfação total dos clientes oferecendo componentes metálicos com qualidade e agilidade.