Se você está em busca de botões de forrar para compor peças no estilo capitonê, é importante...
O Inspiramais, Salão de Design e Inovação de Componentes, aconteceu esta semana em São Paulo. Walter Rodrigues e seus consultores do Núcleo de Design da Assintecal apresentaram as inspirações e resultados de suas pesquisas para a temporada do Inverno 2018.
O Salão tem como objetivo desenvolver o setor de componentes nacional e a identidade brasileira. Através de uma metodologia própria, atua em conjunto com as empresas mobilizando suas equipes de criação em busca de produtos inovadores e diferenciados, que são lançados para toda a cadeia produtiva de moda nacional e internacional, durante os dois dias de evento.
O Inspiramais faz parte do calendário da moda nacional, por ser o momento em que os fabricantes de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis, têm o primeiro contato com as novidades desenvolvidas pela indústria brasileira para a próxima estação.
Leveza é o conceito da temporada
Na próxima estação, o conceito-chave será “Leveza”, em oposição ao caos que estamos vivendo atualmente. Seja na política, economia ou sociedade, a aposta de Walter Rodrigues é que a moda seja o contraponto deste panorama conturbado.
Durante o evento, aconteceram diversas palestras na Arena da Inovação, a mais concorrida foi a Conexão Inspiramais Inverno 2018, na qual Walter apresentou as apostas para os três níveis da pirâmide criativa desenvolvida pelo Núcleo de Design da Assintecal.
Conceito da Pirâmide Criativa
No topo, estão os 10% da produção fashion brasileira que valoriza a moda autoral. Abaixo, os 30%, que são um amadurecimento deste conceito seis meses depois e, na base, os 60%, que é esta proposta já massificada.
Para Walter Rodrigues, essa escala da moda pode ser traduzida, do topo à base, pela vitrine, balcão e estoque, de acordo com a importância e visibilidade dentro da coleção.
“No Brasil, ainda são poucas as marcas que investem no 10%. A maioria trabalha com o 30% para baixo. Porém, elas vão precisar mudar isso, porque, a partir do momento que eu só compro e vendo cópia, eu estou brigando por uma diferença muito pequena de dinheiro. Mas, se eu tenho um produto original interessante, o consumidor vai comprar algo que tenha um valor percebido e vai pagar a mais pelo encantamento”, conclui o estilista.
Tendências para o Inverno 2018
10%: Vitrine
1.Transparência
A ideia da transparência é uma das peças-chaves para o Inverno 2018, traduzindo quando que literalmente a questão da leveza, que é o tema da estação. Os conceitos de peso x volume, flutuação e levitação poderão ser vistos nos componentes das indústrias da moda em breve.
2. Volume
Quanto mais volume, melhor. Essa a pedida da vez! Peças que adicionem movimento, com camadas e formem uma silhueta mais arredondada estarão em alta. Bolhas, tule e materiais que imitem bixiga são apostas certeiras!
3. Estrutura
As peças virão com muita informação, a mistura de diferentes materiais permanece e o dourado apareceu com tudo. Componentes que adicionem estrutura aos looks do próximo inverno como aramados e metais estarão em alta.
30%: Balcão
4. Textura
Entre as tendências, o universo das texturas foi um dos mais explorados. As peças serão trabalhadas com materiais rústicos, brilho, plumas, trançados e tudo mais que traga tridimensionalidade às peças.
5. Florais adaptados
A apropriação das tradicionais estampas de flores é uma forte tendência para o Inverno 2018. As flores são transformadas com efeitos de 3D, bordados, elementos de estamparias e sobreposição. Criando assim novas formas, reaproveitando e misturando tendências para criar novas.
6. Customização
Peças customizadas permanecem fortes e ganham o visual de inacabadas.
A pedida aqui é usar um olhar irônico, brincar com tendências e materiais criando soluções diferentes e interessantes.
60%: Estoque
7. Nudes
Os tons de nude continuam fortes para a estação. Aparecendo não somente nos acessórios e componentes como também nos tecidos em diferentes texturas e composições.
8. Animal print (zebra, cobra)
O animal print também aparece para o Inverno 2018, mas dessa vez as estampas em alta serão zebra e cobra. Essa tendência mistura a padronização animal com o conceito de labirinto, criando um novo tipo de estampa.
9. P&B com neon
O preto e branco também aparece como tendência, mas trazendo um contraste com detalhes em neon. O brilho permanecerá forte, com aplicações de strass, canutilhos e pedraria. A ideia aqui é trazer iluminar um mundo que anda sedento de luz e transparência, palavras-chave entre as principais macrotendências.
10. Raízes brasileiras
Referências étnicas, que evoquem nossa cultura e artesanato, também são destaques, tressês, jutas, florais bordados, assim como trabalhos artesanais e customização.
Trabalho contínuo
No entanto, engana-se quem pensa que o trabalho de Walter Rodrigues e seu time acaba nestes dois dias de evento. Depois de um ano de pesquisas e do encontro no Salão de Design e Inovação de Componentes, o grupo ainda se preocupa em acompanhar a incorporação das ideias com os lojistas, penúltimos personagens desta cadeia.
Assim, as pesquisas do Núcleo de Design da Assintecal vão inspirar designers e empresários do setor têxtil e de confecção pelo Brasil afora. Nesta edição, inclusive, o no número de empresas expositoras, bateu recorde: no total, foram mais de 130 marcas.
Agora que você já conhece as tendências para o Inverno 2018, está pronto para fazer as escolhas certas e criar peças que irão estourar na próxima temporada! Fique ligado em nosso blog e acompanhe todas as tendências de moda do mercado.