Dizer que o mundo está mudando não é mais nenhuma novidade: é o padrão. Tudo está se transformando...
Quando o assunto é satisfazer seus clientes, fazê-lo na intenção de obter sucesso momentâneo não é garantia de sucesso. O consumo no mundo da moda está em constante transformação, visto que essa é uma atividade social que depende de diversas variáveis como costumes, clima, tecidos, etc.
Identificar as tendências de mercados maduros é o primeiro passo para tentar detectar quais são as próximas tendências, que irão impactar o consumo das pessoas. Porém, por terem sido desenvolvidos em mercados mais maduros, os estudos e pesquisas acabam, em muitos casos, feitos com bases em uma realidade que difere daquela vivenciada pelos consumidores brasileiros.
Adaptando tendências ao mercado brasileiro
Um dos maiores problemas da realidade brasileira é que estamos acostumados a considerar tendência só o que vem de fora, muitas vezes sem fazer questionamentos de o quanto aquilo serve ou não para o nosso mercado. Grandes centros de consumo como Londres e Nova York ainda são os maiores influenciadores dos insights que chegam ao mercado.
Debruçar-se sobre as tendências de mercado com atenção e fazer os cruzamentos desses dados com o perfil e estilo dos consumidores brasileiros é fundamental para que uma marca consiga transformar um estudo de mercado em uma ferramenta efetiva para impulsionar seus negócios. O ato de “tropicalizar” um insight passa, inclusive, pela escolha do público que servirá como base para estudos e definições de comportamento de mercado.
Um erro comum que as marcas cometem ao utilizar tendências de mercado baseadas em insights estrangeiros é o uso dos early adopters – aquele público que é o primeiro a adotar novas tendências de comportamento – como parâmetro.
Saber adaptar uma tendência ao seu estilo de vida é algo que difere os brasileiros dos consumidores de outras mercados e as empresas precisam levar essa característica em consideração. As construções sociais, culturais e econômicas do brasileiro já nos diferem de outros mercados. O Brasil é um país multifacetado e multicultural e tais fatores impactam diretamente a forma como o brasileiro consome e se relaciona com as marcas.
Por isso, é preciso ter total domínio do seu público, de seus gostos e da conjuntura econômica para assim criar uma coleção que se baseia nas tendências internacionais mas é totalmente focada no público e no mercado brasileiro.
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