Os modelos de calçados para o Verão 2020 fazem referência a diversas culturas, misturando cores,...
As novas tendências de tecnologias estão sendo aplicadas cada vez mais à indústria calçadista, o que envolve desde a confecção do sapato até a sua venda na loja física. Esse processo inclui o conceito de indústria 4.0, que integra processos com máquinas e inteligência artificial com varejo.
Para 2019, a indústria espera repetir o ritmo de crescimento da produção de 2018, de 3%, segundo projeções da Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados). O comércio calçadista, que cresceu no ano passado em faturamento, também deve crescer. Ou seja, um ótimo momento para investir em mudanças estratégicas.
Confira abaixo 4 tendências para a indústria calçadista em 2019:
Omnichannel
O conceito de omnichannel envolve integrar às tecnologias digitais para acompanhar os clientes nos seus diferentes pontos de contato, tais como redes sociais, site, e-mail, loja física, entre outros pontos. Com isso fica possível fidelizá-los e saber quais as suas necessidades para apresentar o melhor calçado possível.
Para melhor atender o cliente em seus pontos de contato com a marca é preciso investir em marketing e show-room.
Fast Fashion
Outra tendência que vem se consolidando na indústria calçadista é o conceito de fast fashion. Trata-se da capacidade em atender as mudanças na demanda de clientes com o lançamento de novas coleções e produtos a preços razoáveis ou com ofertas imperdíveis.
Para isso, muitos varejistas apostam em coleções especiais em parceria com designers renomados e lojas que alcancem o seu público-alvo ideal.
Parceria entre fornecedores, indústria e varejo
Construir parcerias de longo prazo é outra tendência para indústria calçadista. É preciso investir em relacionamentos estratégicos duradouros, em que todas as partes possam colaborar com o desenvolvimento das empresas e compartilhar os benefícios dessa parceria. A Baxmann deseja continuar sendo parceira de seus clientes, criando uma relação de confiança para atender com qualidade suas demandas em 2019.
Otimização de processos
Indústrias que atendem o ramo calçadista precisam otimizar seus processos no sentido de reduzir custos ao alcançar uma produção mais ágil, sem comprometer a qualidade.
Para isso, as organizações podem investir em soluções tecnológicas, como um software de automação (CRM). Isso permite um melhor desenvolvimento em todas as etapas de produção, já que o processo recebe o acompanhamento e validação dos gestores em todos os momentos. Outro importante benefício da adoção de um CRM é o foco e busca da satisfação do cliente. A automatização de processos e personalização do atendimento faz com que o cliente perceba valor na sua indústria.
Agora que você já conhece as principais tendências de tecnologia para a indústria calçadista em 2019, que tal ficar de olho nas tendências de moda para a próxima estação?